domingo, 28 de outubro de 2012


GRUPO APOSTÓLICO EM CANDEIAS
 

Neste último sábado 27/10 o Grupo Apostólico- Grupo que se reúne para rezar pelas vocações realizou o seu passeio anual e o lugar escolhido foi o Santuário de Nossa Senhora das Candeias/BA.  O grupo clebrou a missa no santuário Presidida pelo Pe. Jeilson e visitaram a fonte dos milagres e depois foram até a praia “Madre de Deus”. Foi um dia de confraternização e de partilha da vida e da fé deste grupo que ajuda a manter as vocações e se compromete cada dia a zelas por todos os vocacionados e o seminário. Nosso muito obrigado pela coragem e disposição de todos que fazem parte deste grupo e por todos os que zelam por nós.

 


















 

 

PE. JOÃO CARLOS EM FEIRA DE SANTANA
 

             No dia 20/10 esteve em Feira de Santana na Paróquia Nossa Senhora das Graças para o lançamento do seu CD “Quem me tocou” o Pe. João Carlos. Foi um show promovido pela comissão da festa da Padroeira para angariar fundos e também um momento de confraternização das famílias em preparação para a festa.
         Pe. João e sua equipe ficaram hospedadas no COV- Centro de Orientação Vocacional.

 
 
 

 
 
 
 

SEMINARISTAS EM LIMOEIRO

 
             Nos dias 11 a 14/10 como havíamos anunciando em matéria anterior, estiveram em Limoeiro/PE para o retiro anual os seminaristas do COV- Centro de Orientação Vocacional Mãe de Deus- Feira de Santana/BA juntamente com o Pe. Edimilson. Depois do retiro eles se encontraram com os vocacionados para um momento de aprofundamento do chamado de Deus e os passos que os ajudam a cada dia ir respondendo ao chamado do Senhor.
       Tiveram também visitando a família do seminarista Eduardo. Louvamos e agradecemos pela acolhida dos coirmãos que trabalham na "área pastoral naquela cidade" e a todos que ajudaram para que o retiro acontecesse.














sábado, 20 de outubro de 2012


ENCONTRO VOCACIONAL EM NOVA SOURE

No domingo 14 de outubro aconteceu na Paróquia de Nova Soure/BA o encontro vocacional organizado pelas Irmãs do Cenáculo da Caridade. Esteve presente o COV Mãe de Deus representado pelo Pe. Jeilson, o postulante José Haroldo e dois vocacionados de Feira de Santana. O tema do encontro versou sobre a Vocação-missão que recebemos com o batismo.

Tinha a presença de mais de 40 jovens que estão em busca de respostas para sua vida e o seu lugar na Igreja e na sociedade, portanto, a dinâmica foi de ajudar os jovens a perceber como cada um é chamado de maneira concreta a realizar a missão em seu cotidiano.

Louvamos e agradecemos a todos que participaram e principalmente as Irmãs que organizaram este encontro. Rezemos para que a semente que foi lançada possa desabrochar em respostas corajosas dos jovens ao Senhor.
 


segunda-feira, 15 de outubro de 2012


CONCLUSÃO DO RETIRO
 

Com a Celebração da Santa Missa no sábado dia 13/10 no COV- Centro de Orientação Vocacional Mãe de Deus, concluiu o retiro dos irmãos externos de Feira de Santana/BA. Estiveram reunidos nestes dias como havíamos anunciado anteriormente rezando e refletindo sobre a dimensão da fé no qual nos propõe o santo padre o Papa Bento com a proclamação do Ano da fé.

        Agradecemos as orações de todos e pedimos para que estes nossos irmãos sejam cada vez mais portadores da fé e que possam anunciar a todos a Boa Nova do Reino que brota desta vivencia da fé da qual eles experimetaram.
 





 

ANO DA FÉ
 
No último dia 11 o Papa Bento proclamou o ano da fé que concluirá com a festa de Cristo Rei em novembro de 2013
 
O logotipo que marca o Ano da Fé, é representado por um barco, imagem da Igreja, navegando sobre as ondas. O mastro é uma cruz que iça as velas e que, com sinais dinâmicos, formam o trigrama do nome de Cristo (IHS). No fundo das velas é representado o sol associado ao trigrama, que remete para a Eucaristia
 
 
   “O Ano da Fé, antes de tudo, pretende sustentar a fé de tantos crentes que no cansaço quotidiano não cessam de confiar, com convicção e coragem, a própria existência ao Senhor Jesus”. A proposta deste Ano, encaixa num contexto amplo, marcado por uma crise generalizada que afeta também a fé. “A crise de fé é expressão dramática de uma crise antropológica que deixou o homem a si mesmo; por isso se encontra hoje confuso, sozinho, à mercê de forças que nem sequer conhecem o rosto, e sem uma meta a qual direcionar sua existência”.
Assim, o Ano da Fé pretende ser um percurso que a comunidade cristã oferece a tantos que vivem com saudade de Deus e com o desejo de encontrá-Lo de novo. É necessário que os fiéis sintam a responsabilidade de oferecer a companhia da fé e se tornem próximos àqueles que perguntam a razão da nossa crença.
        Um dos objetivos do Ano da Fé, de fato, é fazer do Credo a oração quotidiana, aprendida de cor, como era costume nos primeiros séculos do cristianismo. Segundo as palavras de Santo Agostinho: “Recebeste a fórmula da fé que é chamada Credo. E quando a receberem, imprimam-na no coração e repitam-na todos os dias interiormente. Antes de dormir, antes de sair, equipem-se deste vosso Símbolo. Ninguém escreve o Símbolo com o objetivo só de ser lido, mas para que seja meditado”.
        Que este ano seja de fato um ano da fé onde os cristãos procurem viver a sua fé dando testemunho na família, escola, trabalho e em todos os lugares onde se encontra.  

sábado, 13 de outubro de 2012


28º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ALGO MAIS

 
A Liturgia deste final de semana nos lembra que devemos escolher sempre o melhor, desejar sempre ALGO MAIS:
A 1a Leitura, (Sb 7,7-11) fala da escolha feita por SALOMÃO:
- Recém coroado, o jovem Rei vai ao templo oferecer um sacrifício a Deus.
- Deus, satisfeito, lhe diz: “Pede-me o que queres... e eu te darei...”
- Salomão: “Sou um adolescente... dai-me um coração sábio, capaz de julgar o vosso povo e discernir entre o Bem e o Mal...”
- O pedido agradou a Deus: “Já que não pediste nem vida longa, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim inteligência para governar meu povo, vou te dar o que pedes e também o que não pediste...”
 * Salomão escolheu a SABEDORIA como Bem maior, preferível ao poder e às riquezas...
A 2ª Leitura (Hb 4,12-13) convida-nos a acolher a PALAVRA DE DEUS.
"Ela é viva, eficaz e mais penetrante de qualquer espada de dois gumes".
Ela ajuda a discernir o bem e o mal e a fazer a escolha certa.

 
O Evangelho, (Mc 10,17-30) narra a escolha do JOVEM RICO:
- Jesus está a caminho, ensinando aos discípulos as exigências do Reino e as condições para integrar a comunidade messiânica.
- Um jovem ajoelha-se diante de Jesus e pergunta: “Que devo fazer para conseguir a vida eterna?”
 - Inicialmente, Jesus lhe propõe os Mandamentos.
  O Jovem responde que já observa tudo isso. Ele quer algo mais. Então Jesus o olha com amor, porque de fato praticava e “queria mais”. “Convida-o” a integrar a comunidade do Reino, apontando o caminho:
      . Desfazer-se dos bens terrenos;
      . Partilhar com os irmãos mais pobres.
      . Seguir Jesus no seu caminho de amor e entrega.
- Era o “algo mais” que lhe faltava para passar da vivência tradicional da religião, para uma vivência mais generosa.
  Mas o Jovem prefere a segurança da riqueza e recusa o “convite” de Jesus.
  Não tem coragem de dar um passo a mais e RETIRA-SE TRISTE...
- Jesus comenta: “Como é difícil a um rico entrar no Reino de Deus!”
 * A reação do Jovem rico evidencia um fato:
   A riqueza pode ser um obstáculo no caminho do Reino, quando ela se torna a nossa segurança e seguramos só para nós.
   O “caminho do Reino” dever ser um caminho a ser percorrido no amor, na solidariedade, no serviço, na partilha, na verdade, no dom da vida aos irmãos.
- E os apóstolos não perderam a oportunidade: “E nós que deixamos tudo?”
- Jesus garante:
  Vocês terão recompensa em bens e  perseguições e a vida eterna...”

 Quem é esse Jovem do Evangelho?


Posso ser eu. Pode ser você... São muitas pessoas que observam os Mandamentos e até "desejariam fazer mais". Mas quando Deus pede algo mais elas se retiram tristes, porque estão apegadas a muitas coisas, que amarram o seu coração e impedem de dar esse passo a mais.
Estão satisfeitas apenas com o “mínimo” necessário...
* E nós nos satisfazemos como o mínimo ou procuramos oferecer “algo mais”?

Cristo nos dirige ainda hoje o mesmo convite:

“Vai e vende TUDO... dá aos pobres... e depois me segue”.
* Todos nós temos alguma coisa para vender. Quais são as “riquezas”, de que devemos nos desfazer para esse algo mais e que tornam o nosso coração materializado e insensível às coisas de Deus.
- Será que Cristo nos olha “com amor” porque vê a nossa generosidade?
  Ou nós “nos afastamos tristes” porque não damos esse algo mais?
 - Quantos pobres estão à espera de nossa oferta!...
  Pobres da palavra de Deus, de conforto, de entusiasmo, de orientação, educação... instrução religiosa...
E nesse mês de outubro, dedicado às missões, a Igreja nos lembra que todos devemos nos sentir responsáveis pelas missões.

Devemos distribuir as riquezas espirituais e materiais que possuímos, também aos que ainda vivem na miséria religiosa e social.

 Cristo ainda HOJE continua a convidar:
“Vai e vende tudo o que tens... e dá aos pobres... e depois vem e segue-me...”
Ele continua nos “olhando com amor”...
 
Ele conta com cada um de nós!...
 

                              Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

 Fonte: Buscando Novas Águas

 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012


NOSSA SENHORA APARECIDA
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D.Pedro de Almeida e Portugal , Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto - MG.

 Convocado pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu.

            João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

 Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.

 A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo tornou-se pequeno. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava, e, em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

 A 8 de setembro de 1904, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada, solenemente, por D. José Camargo Barros. No dia 29 de Abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.

 Vinte anos depois, a 17 de dezembro de 1928, a vila que se formara ao redor da igreja no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se Município. E, em 1929, nossa Senhora foi proclamada RAINHA DO BRASIL E SUA PADROEIRA OFICIAL, por determinação do Papa Pio XI.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena.

 Era necessário a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de Novembro de 1955 a construção de uma outra igreja, atual Basílica Nova.

        A cor acanelada com que, hoje, é conhecida, deve-se ao fato de ter sido exposta, durante anos, ao picumã das chamas das velas e dos candeeiros. Seu estilo é seiscentista, como atestam alguns especialistas que a estudaram.
 Entre os que confirmam ser a Imagem do Século XVII estão o Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva Nigra e Dom Paulo Lachenmayer.
 Finalmente, em 1978, após o atentado que a reduzira em quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi – na época diretor do Museu de Arte de São Paulo – que a examinou, juntamente com o Dr. João Marinho, colecionador de imagens brasileiras.
           Foi totalmente reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Ainda conforme estudos dos peritos mencionados, a Imagem foi moldada com argila paulista, da região de Santana do Parnaíba, situada na Grande São Paulo.

 Caracterizam seu estilo: forma sorridente dos lábios, queixo encastoado, tendo, no centro, uma covinha; penteado, flores em relevo, nos cabelos, broche de três pérolas na testa e porte empinado para trás.
 
 
ROGAI POR NÓS!
 
RETIROS
  Está acontecendo de 11 a 13/10 em Limoeiro/PE o retiro anual dos seminaristas do Centro de Orientação Vocacional Mãe de Deus de Feira de Santa/BA. Está sendo orientado pelo Ir. Roque e acompanhado pelo Pe. Edimilson, rezemos por este momento tão importante na vida dos vocacionados para que o Divino Espírito os conduza e fortaleça nas suas caminhadas para que ouvindo os apelos do Senhor possam dar uma resposta corajosa e assim, dizer como Maria: “Faça-se em mim a Sua vontade”. Aos nossos irmãos que trabalham em Limoeiro nosso muito obrigado por acolher nossos jovens e possibilitar este retiro.
 
              Também no COV- Centro de Orientação Vocacional Mãe de Deus em Feira de Santana/BA está acontecendo o retiro dos Irmãos externos de 11 a 13/10. Está sendo orientado pela Ir. Ioná e Pe. Jeilson e tem como tema o Ano da Fé. Que ouvindo os apelos do Santo Padre o papa Bento possamos todos testemunhar a nossa fé que se transforma em atos concretos no relacionamento do dia-a-dia. Rezemos também por estes nossos irmãos para que sejam fortalecidos na fé e possam “avivar no mundo a fé e a confiança em Deus Pai providente”, como pedia São João Calábria.

 
 

terça-feira, 9 de outubro de 2012


FESTA DE SÃO JOÃO CALÁBRIA

Louvado seja nosso Deus por ter suscitado na Igreja o Sacerdote João Calábria que nasceu em 08 de outubro de 1873 na Itália e que no seu desejo de anunciar ao mundo que Deus é Pai e inspirado por Deus criou a Obra Calabriana ( padres, irmãos, irmãs, irmãos externos...) e no último dia 08 de Outubro de 2012 a Família Calabriana de Feira de Santana/BA se reuniu para celebrar o seu nascimento e tantas graças que o Senhor nos concedeu e concede na vida da Obra e da Igreja.
      Nós Pobres Servos e Pobres Servas da Divina Providência realizamos a novena em honra a nosso pai fundador e juntos com a comunidade São João Calábria (parque sabiá) celebramos a Santa Missa nos dias 4 a 08/10.
       No dia 07/10 se reuniu na casa das Irmãs Pobres Servas as comunidades do COV- Centro de Orientação Vocacional Mãe de Deus e os padres da Paróquia Nossa Senhora das Graças  para celebrar juntos  este momento tão importante da história e na vida da Obra. Louvamos e agradecemos a Deus por nos possibilitar esta vivência de amor e fraternidade como ramos da mesma árvore.
        Agradecemos também por tantas pessoas que compartilham desta espiritualidade e de maneira especial os leigos que como quis São João Calábria, são os que dão o rosto as nossas atividades. A vocês nosso muito obrigado e que continue sendo para o mundo um farol no qual muitos possam encontra o caminho para Deus.