segunda-feira, 15 de outubro de 2012


ANO DA FÉ
 
No último dia 11 o Papa Bento proclamou o ano da fé que concluirá com a festa de Cristo Rei em novembro de 2013
 
O logotipo que marca o Ano da Fé, é representado por um barco, imagem da Igreja, navegando sobre as ondas. O mastro é uma cruz que iça as velas e que, com sinais dinâmicos, formam o trigrama do nome de Cristo (IHS). No fundo das velas é representado o sol associado ao trigrama, que remete para a Eucaristia
 
 
   “O Ano da Fé, antes de tudo, pretende sustentar a fé de tantos crentes que no cansaço quotidiano não cessam de confiar, com convicção e coragem, a própria existência ao Senhor Jesus”. A proposta deste Ano, encaixa num contexto amplo, marcado por uma crise generalizada que afeta também a fé. “A crise de fé é expressão dramática de uma crise antropológica que deixou o homem a si mesmo; por isso se encontra hoje confuso, sozinho, à mercê de forças que nem sequer conhecem o rosto, e sem uma meta a qual direcionar sua existência”.
Assim, o Ano da Fé pretende ser um percurso que a comunidade cristã oferece a tantos que vivem com saudade de Deus e com o desejo de encontrá-Lo de novo. É necessário que os fiéis sintam a responsabilidade de oferecer a companhia da fé e se tornem próximos àqueles que perguntam a razão da nossa crença.
        Um dos objetivos do Ano da Fé, de fato, é fazer do Credo a oração quotidiana, aprendida de cor, como era costume nos primeiros séculos do cristianismo. Segundo as palavras de Santo Agostinho: “Recebeste a fórmula da fé que é chamada Credo. E quando a receberem, imprimam-na no coração e repitam-na todos os dias interiormente. Antes de dormir, antes de sair, equipem-se deste vosso Símbolo. Ninguém escreve o Símbolo com o objetivo só de ser lido, mas para que seja meditado”.
        Que este ano seja de fato um ano da fé onde os cristãos procurem viver a sua fé dando testemunho na família, escola, trabalho e em todos os lugares onde se encontra.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário